Encontrar ponto de venda Centro de serviço

A vinculação define uma relação íntima e única, um processo de ligação entre pais e filhos através da criação de um diálogo verbal e não verbal, uma experiência física, emocional e hormonal. Promove o bem-estar do bebé, o seu bom desenvolvimento psicofísico e estimula as suas capacidades comportamentais. A vinculação distingue-se entre pré-natal e pós-natal, que estão intimamente relacionadas.

Vinculação pré-natal: indica o conjunto de padrões relacionais entre a mãe e o feto durante o período de gravidez. Na vinculação pré-natal, mãe e filho comunicam a diferentes níveis: fisiológico, comportamental, com a visualização e através de movimentos. As atividades de vinculação pré-natal mais conhecidas e mais eficazes são: acariciar a barriga, falar, cantar e sentir o feto. O feto, por sua vez, utiliza os cinco sentidos para comunicar e desenvolver uma ligação com a mãe.

Vinculação pós-natal: estabelecida nas primeiras horas após o nascimento entre a mãe e o filho (também através do contacto pele a pele), permite à mãe amamentar, embalar, brincar com o seu bebé, mas também protegê-lo, não o negligenciar ou abandonar. É muito importante que os pais possam ver e estar com o seu recém-nascido (rooming in) para o acariciar, tocar e falar com ele, para o ajudar a ultrapassar o stress da separação do ambiente intrauterino.”

Partilhar